quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

2

Cenas Clássicas!

Perfume de mulher (Scent of a Woman), de 1992, traz a cena em que Al Pacino e Gabrielle Anwar dançam o tango “Por una cabeza”, música de Carlos Gardel e letra de Alfredo Le Pera. Foto: Adoro Cinema





0

Tá na trilha!


Closer, de Mike Nichols, chega às telas em 2004. A música “The Blower's Daughter" de Damien Rice, embala as cenas de Natalie Portman, Jude Law, Julia Roberts e Clive Owen. Foto: Adoro Cinema.






domingo, 14 de fevereiro de 2010

0

Cinema Comentado

Cinema Paradiso

O quadro Start do Zoom, da TV Cultura apresenta Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. Foto: Adoro Cinema.







sábado, 13 de fevereiro de 2010

0

Ensaio fotográfico

Panorama natural


Texto e fotos: Nathalia Cavalcante


Para quem deseja descansar e curtir a natureza, uma opção é ir ao Parque Ambiental Aníbal Khury, em Almirante Tamandaré, a 10 km de Curitiba. Lá é possível contemplar um espaço de 220 hectares, com belas paisagens, dois lagos, parquinho para crianças, trilhas ecológicas e churrasqueiras. Além do mirante, onde possibilita ver todo o panorama natural, fazer uma parada nos decks, também é uma alternativa para relaxar. O maior Parque Ambiental do sul do país abriga o Batalhão da Polícia de Cavalaria, o que garante a segurança de seus frequentadores. No parque pode-se caminhar, observar a natureza e o que ela proporciona, aliando lazer à tranquilidade.







0

Na poltrona!


Na ponta dos pés

Texto: Nathalia Cavalcante
Fotos:
www.billyelliot.com/ Adoro Cinema


Billy Elliot, um garoto de 11 anos intitula o longa-metragem inglês de 111 minutos. No enredo, o pai de Billy o obriga a treinar boxe, porém um pequeno grupo de bailarinas passa a ocupar um espaço do lugar onde o menino treinava. A partir disso, ele começa a ter fascínio pelo balé e passa a dançar – motivado pela professora de balé –, escondido do pai, que até então demonstra ser um homem rude. Ele, um operário da Mina da cidade procura na greve seus direitos. No entanto, quando percebe a verdadeira vocação de Billy, deixa o orgulho de lado e volta a trabalhar para realizar o sonho do filho. O filme de 2000 recebeu três indicações ao Oscar: melhor diretor, melhor atriz coadjuvante (Julie Walters) e melhor roteiro original.



sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

0

Valorizando a arte!

Guido Viaro

Texto: Nathalia Cavalcante
Foto: cjap.seec.pr.gov.br

Colaboração: Cinevídeo

O pintor Guido Viaro nasceu em Badia Polesine, Itália, no dia nove de setembro de 1897. Seu primeiro contato com a pintura foi através dos tios que eram artistas. Viaro era um artista autodidata, em 1907 já realizava estudos de pintura, paralelo à educação primária. Mudou-se para o Brasil em 1927, devido a Primeira Guerra Mundial. Chegou a São Paulo, onde trabalhou como caricaturista e ilustrador. Transferiu-se para Curitiba em 1929. Na capital paranaense conheceu os artistas Theodoro De Bona e Alfredo Andersen, com esses contatos ilustrou a revista Joaquim. Em 1948, ajudou a fundar a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e, posteriormente, o Centro Juvenil de Artes Plástica, voltado para crianças e adolescentes.