domingo, 12 de dezembro de 2010

0

Tá na trilha!


Just Like Honey, de The Jesus And Mary Chain, é uma das músicas que compõem a trilha sonora de “Encontros e desencontros”. O longa, de 2004, segundo de Sofia Coppola, venceu três Globos de Ouro incluindo Melhor Ator, Melhor Filme e Melhor Roteiro. A diretora, que também assina o roteiro, venceu o Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original.



0

Na poltrona!

Enigma

Texto: Nathalia Cavalcante
Fotos: Adoro Cinema

O drama sueco de 1972, Gritos e Sussurros (Viskningar Och Rop) de Ingmar Bergman é uma maravilhosa aula de cinema. O longa de 90 minutos venceu o Oscar de Melhor Fotografia e foi indicado em outras quatro: Melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor figurino. O enredo gira em torno de três irmãs. Elas convivem em uma casa com uma empregada que está sempre próxima a uma delas, enferma, à beira da morte. A mulher debilitada é reconfortada com o carinho da emprega, que deposita nela o carinho que não pôde dar à filha que havia falecido.
Bergman abusa da cor vermelha. Ele mostra as mulheres de branco, em um quarto cujas paredes e tapetes são vermelhos, o que enaltece a tensão das cenas, além de serem momentos belíssimos do filme. Ao longo da trama lembranças e frustrações tomam as mentes das personagens, o que prende a atenção do início ao fim.
0

Cinema Comentado


A era dos estúdios

Texto: Nathalia Cavalcante

O período considerado “Bela época” do cinema brasileiro foi marcado pela dificuldade de implantar estúdios no país, ao passo que a vontade de realizar este feito competia com a precariedade do momento. Isto se deve também aos filmes estadunidenses, pelo fato destes deterem o espaço cinematográfico. Com isso os filmes brasileiros passaram por dificuldades de exibição.
Para que houvesse o crescimento do cinema no Brasil, foi preciso arriscar em produções, consequentemente, desenvolver esta indústria. Assim surgem: Cinédia, Atlântida Cinematográfica e Vera Cruz, respectivamente. Os principais estúdios do período. A Cinédia surgiu no início da década de 30, no Rio de Janeiro, idealizada por Adhemar Gonzaga, cineasta e jornalista, que se dedicou na produção de Chanchadas. Humberto Mauro foi um dos pioneiros do cinema brasileiro, assinou “Pureza”, o primeiro filme da companhia, com grande orçamento e equipamentos importados dos Estados Unidos. Mesmo com tanto investimento, foi um fracasso. A Cinédia produziu 13 longas-metragens de 1925 a 1952 e 11 curtas-metragens de 1945 a 1974.
0

Valorizando a Arte!




Federico Fellini, un innamorato per il cinema
Nathalia Cavalcante
Federico Fellini è nato il 20 gennaio 1920, a Rimini, regione di Emilia-Romagna, in nord di Italia. Fellini è stato um grande regista. Però non piaceva a lui le sceneggiature. Fellini pensava che scrivere una sceneggiatura pregiudicava il direttore, perché quello che puó dire in image, non dovrebbe essere trasformato in parole. Per lui la imaginazione dobrebbe essere trasportada direttamente per il film.
I suoi film erano basati nel improviso. I dialoghi erano costruiti insieme alle scene. Lui ha fatto parte del movimento cinematografico neo-realista. Questo movimento aveva dei caratteristiche: Mostrava la realità, le persone comune, gli attori non professionale, inoltre, critiche alla situazione della società.
Fellini ha fatto venti quattro film. Lui ha conosciuto sua moglie, Giulietta Masina, nel 1942. Lei ha lavorato in alcuni film di Fellini, como attrice. La sua personage più divertente è Cabiria, di “Le notti di Cabiria”, film di 1957. Questo film racconta la storia di Cabiria, una prostituta, però inoscente e sognatora. Questa donna pensa che puó incontrare il principe azzuro, ma, purtroppo soffre di desilusione.